terça-feira, 19 de março de 2013

Responsabilidade com os materiais escolares e mochilas

Se a criança precisa levar para a instituição de ensino sua mochila com materiais escolares é da responsabilidade dela olhar se está  tudo correto, se não falta nada. É claro que cabe aos adultos supervisionar, mas desde pequeno façam a arrumação juntos.

Nada de colocar o lanche sem a criança escolher o que quer levar, não guarde os cadernos e estojo. É claro que não digo isto para os bebês, mas quando a criança já apresenta a fala ela pode arrumar junto com o adulto suas coisas e aos poucos poderá organizar sozinha seu próprio material; isto é ensinar a ter responsabilidade e autonomia.

Mas muitos adultos pela pressa e estar atrasados acabam fazendo pela criança aquilo que ela deve realizar sozinha ou no máximo com sua ajuda. Evitem à correria e a desorganização, isto não educa, pelo contrário  atrapalha no desenvolvimento saudável das crianças. Curtam estes momentos que podem ser de puro prazer, tudo passa tão rápido nesta vida cotidiana que vivemos. Depois quando as crianças crescem vocês sentirão falta dos momentos quando eram pequenos. São os pequenos gestos e atitudes do dia a dia que fazem a felicidade de uma família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário