sábado, 16 de março de 2013

Pais: ensinar a ler se faz com paciência e técnica

Quando os professores mandam treinar leitura em casa com as crianças é preciso ter paciência e técnica, vou-lhes dizer como se faz isto.

Simples: ensinem a ler o título, depois que a criança ler pergunte a ela o que será que o título sugere; isto também a ajudará a interpretar o texto. Para que ela não se perca, sugiro que passe a mão embaixo de cada palavra que terá que ler, isto facilita a orientação do texto. A cada parágrafo lido façam perguntas sobre o texto e deixe a criança dizer verbalmente o que significa cada parágrafo.

Ao terminar de ler todo o texto, façam uma reflexão sobre o que foi lido, mas ensinem também qual é a função do ponto final, dos dois pontos, da vírgula, do ponto de interrogação, de exclamação. Cada ponto tem uma entonação de voz e possui uma função específica.

Assim ela aprende a ler e interpretar o que lê sucessivamente. Vai gravando em sua cabecinha o que foi lido e vai criando em sua mente a sequência de começo, meio e fim de um texto. Sem perceber, quando ela for escrever algo, aprenderá mais facilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário