sábado, 2 de março de 2013

Professores: registro de projetos

Estava conversando com uma professora de educação infantil que trabalha em uma escola na região metropolitana de Campinas, Estado de São Paulo.  Ela desenvolveu um projeto lindíssimo sobre o meio ambiente e o lixo com crianças de 5 anos. Fiquei surpresa e admirada com o tema que ela desenvolveu com as crianças pequenas e perguntei como surgiu esta ideia. Ela me relatou que as crianças são muito carentes e que alguns pais trabalham catando lixo para uma cooperativa. E que esta conversa é frequente na sala de aula/referência e que o tema surgiu do interesse das crianças. Dei os parabéns a ela que não impôs nenhum tema e sim conseguiu perceber por meio de observações o interesse dos pequenos.

Continuando nossa conversa ela foi me contando como o tema foi sendo desenvolvido. Conversa vai, conversa vem, perguntei se ela tinha feito um registro de tudo com fotografias e com relatos escritos. Ela me disse que tinha tirado foto, mas não tinha feito o relatório. Então contei a ela como é fácil registrar as ideias novas em formato de projetos na Biblioteca Nacional. Que o material que ela produziu serviria para que pudesse ter a autoria garantida e quem sabe formatar em um livro de relatos de experiência.

Para minha surpresa ela nem sabia que isto acontecia e como fazia. A professora me agradeceu muito e disse que iria providenciar o registro de suas ideias e ações. Professores, tudo o que vocês fazem de inédito pode ser registrado como sendo sua autoria, para isto você deve procurar o cartório de registro mais próximo de sua cidade. Não pensem que isto custa caro porque não passa de R$50,00. Não passem suas ideias para os outros de graça, isto é seu material, de sua autoria, merece respeito e cuidado por sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário