terça-feira, 5 de março de 2013

Tirar o prato, talheres e copo da mesa: momento de diversão

Pais, comecem a educar as crianças a partir dos 4 anos a tirar seus pratos, talheres e copos da mesa. Vocês devem estar se questionando: “mas eles são muito pequenos e vão derrubar tudo!” Não vão, não se vocês ensinarem com calma, e se precisar levar cada coisa separadamente, deixe-os que eles carreguem.

Mas por favor, façam vocês também da mesma forma, se a criança precisar fazer 3 viagens por que sua mão é pequena, vocês também deverão fazer a mesma coisa. Lembre-se sempre.  Vocês são  os espelhos e, portanto, os exemplos. 

Só tomem cuidado com peças de vidro e talheres de ponta como a faca. Evitem estes utensílios com crianças nesta idade, usem de plástico. Não se preocupem se cair no chão alguma vez com resto de comida. Imagino que vocês devem estar ficando bravos comigo, mas limpem o chão sem estresse, nós também derrubamos algumas coisas no chão as vezes, então ensinar a limpar o chão também é um aprendizado. Este momento pode ser de diversão se vocês fizerem dele algo como aprendizagem para os pequenos, sem ficar bravo, sem xingar, mas ensinando a fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário