terça-feira, 26 de março de 2013

Como ensinar a preservação do meio ambiente para crianças?

Estava observando alguns livros de Ciências Naturais para crianças pequenas quanto ao ensino sobre preservação do meio ambiente e preciso comentar com vocês sobre este assunto. No livro havia ilustrações e fotos muito complicadas para uma criança pequena entender.

Os conteúdos a serem ministrados também em nada ajudavam a compreender o que era erosão, aterro sanitário, resíduos etc.; as palavras que compunham os conteúdos eram difíceis de serem ensinadas. Vou dar exemplos de palavras que em nada ajudam e mais atrapalham: recursos naturais, componentes ambientais, exploração inadequada. Perguntei para a criança se ela entendia o que significavam estas palavras e ela me respondeu que não. Era um livro didático para a pré-escola, crianças de cinco anos; pena que não posso colocar o nome do livro aqui, pois posso ser processada, mas bem que gostaria.

O livro era todo com fotos de erosão e explicação do que isto significava; pergunto: o que isto ensina? Na minha opinião, em nada, por que não é significativo para aquela criança. Ensinar a preservar na teoria depois não é aplicado na prática. Está enganado quem pensa que ensina assim. A criança pode até decorar, mas quando ver uma erosão de verdade não irá associar a foto do livro com a erosão na prática. Pensem o que e como vocês ensinam.

2 comentários:

  1. Vanda,
    Boa noite.
    Gostaria de ter acesso a esse material.
    Estou com o mesmo Problema em relação a uma Prefeitura e Comunidade, esta em boa parte, Tradicional.
    Tal Prefeitura não consegue (ou poderá não ser de seu interesse), passar informações sobre criação de APA, somada ao Plano Diretor e outros mais Projetos que envolvem as mesmas.
    Fomos contratados para representa-los (Comunidade) junto ao Poder Público e Orgãos Licenciadores.
    Estamos também com um outro Projeto de Educação Ambiental, voltado à Comunidade, em Cidade vizinha, mas esse já contamos com a PPP.
    Att,
    J.A.Filippini

    ResponderExcluir
  2. J. A. filippini, para maiores informações ligue para o meu celular (19) 9727-7739. Obrigada Vanda

    ResponderExcluir