segunda-feira, 25 de março de 2013

Por que as crianças fazem peraltices?

Uma mãe me fez exatamente esta pergunta pelas redes sociais. Eu respondi com uma pergunta: Você adulto também não faz bagunça de vez em quando?  Ela ficou surpresa com a minha pergunta. Mas continuando as nossas reflexões, quem não faz peraltices? Então por que cobrar das crianças que elas tenham comportamentos exemplares.  Isto não existe. Somos seres humanos, com necessidades e vontades próprias. Precisamos de vez em quando, mesmo que inconscientemente, sair da rotina para termos saúde mental.

Jogar os travesseiros uns nos outros pode parecer peraltice, mas é tão bom de vez em quando brincar disto, jogar água um no outro quando estão lavando o carro ou eu sei lá o que, é tão divertido. Isto é saudável desde que seja brincadeira e todos possam ter as mesmas atitudes: quem jogou também deve ser molhado e vice-versa.

Não existe criança perfeita, educação perfeita; pior, se for tudo muito certinho, desconfie. O equilíbrio é a melhor saída, nem tanto ao céu nem tanto a terra é o ditado que melhor cabe aqui nesta situação. Mas sair um pouco da rotina, poder brincar, divertir-se com situações novas é tão bom para os pequenos como também para os adultos. Esta nova geração precisa experimentar situações (jogos, brinquedos e brincadeiras) que não sejam somente eletrônicas, para não serem robotizadas. Os eletrônicos fazem parte do seu dia a dia, mas não devem ser as únicas diversões. Pais, deixem as crianças brincar, jogar e fazer peraltices para vivenciar situações novas. Se acharem que extrapolaram, conversem, dialoguem sobre, mas nunca reprimam. E pensem sempre: quem não fez uma peraltice na vida, e nem por isso hoje quando adulto é alguém desequilibrado. Pensem sobre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário