sábado, 9 de março de 2013

Separação entre casais: cuidados a serem tomados para evitar transtornos

Quando os casais se separam por algum motivo, muitas vezes quem sofre são os filhos que ficam na disputa, no fogo serrado dos pais. Acho isso um absurdo, se o amor do casal acabou as crianças em nada têm a ver com isso. Se uma relação está difícil de ser levada entre o casal, a criança não precisa ficar sabendo. Pessoas civilizadas conversam, explicam e se entendem.

Uma criança pode ter traumas enormes quando adultas se ficarem no fogo cruzado de seus pais. Ela poderá ter dificuldades sérias de relacionamento porque não sabe como lidar com a situação; não teve exemplos de carinho, de afeto, de respeito. Sei que é difícil controlar as emoções, mas é preciso quando envolvem filhos (as).

Outro dia presenciei uma cena de uma pessoa com 20 anos que a mãe disse assim “eu não escondi da minha filha quem era o pai, eu não falo mal dele, mas não escondi a realidade dela. Ela sabe que ele nunca ajudou o tanto que deveria ajudar aqui em casa, e por conta disto ela sabe o meu esforço para criá-la, dar tudo do bom e do melhor para ela”. Fiquei pensando com os meus botões se isso não é falar mal, o que seria? Pior, ela fala para a filha que o sacrifício dela é somente dela, se isso não for bem trabalhado na cabeça dessa jovem, ela poderá se sentir como se fosse um estorvo para sua mãe. A jovem, segundo a mãe, já falou em suicídio várias vezes. Mas também com uma mãe cobrando e jogando na cara o tempo todo quem é o pai e se fazendo de heroína, como não? Imagina a cabeça dessa pessoa, desde pequena sendo bombardeada o tempo todo. Isso não é justo com nenhum ser humano, os filhos (as) não têm culpa de nossas escolhas erradas ou certas. Eles não podem sofrer das escolhas erradas que fizemos e mais, eles não pediram para nascer. Pensem nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário