quarta-feira, 20 de março de 2013

Como é difícil ensinar as crianças nas tarefas de casa?

Alguns pais me relatam que possuem dificuldades em ensinar para as crianças as tarefas de casa, por que as crianças não estão atentas, não sabem como fazê-las ficarem quietas etc.

Bem, vou expressar a minha opinião. Revendo algumas tarefas de casa percebo que as crianças não estão atentas, mas não por culpa delas e sim devido à forma como estão sendo ensinadas. Imaginem uma criança aprendendo números pares e ímpares no livro com desenhos de laranjas que mais se parecem com bolas. Outra coisa: a cada duas páginas muda-se o conteúdo, isto deve significar que cada dia que tem aula de matemática a professora deve ensinar um conteúdo novo e passa para casa o livro como reforço do que ensinou. Isto é totalmente sem significado, a criança não aprende de fato porque quando solicitada a pensar ela não consegue dar a resposta certa. Ensino sem significado não serve para nada.

 Por isto acontece a desatenção; enquanto a criança aprende mecanicamente em seus livros desatualizados, possui em sua casa iPod, iPhone, computadores de ultima geração, entra e sai da internet com uma rapidez impressionante. E depois ela não tem atenção? Ela tem sim, senão não conseguiria jogar no computador. O problema, pais, não está na criança, mas no tipo de escola que ela está matriculada e no ensino que esta oferece aos seus filhos (as).

Nenhum comentário:

Postar um comentário