quinta-feira, 24 de abril de 2014

Ciúmes entre mães e professoras

Parece mentira, mas isto acontece... e muito, no dia a dia! Por exemplo, a criança comenta que gostou de ficar no colo da professora e a mãe pode apresentar ciúmes, ou vice-versa. É uma atitude muito comum.

Mas, vamos às reflexões: estas atitudes de ciúmes são pura insegurança pessoal! Para a criança, cada pessoa tem um significado, mães não são professoras, e professoras não são as mães. Simples assim, mas quem complica tudo são os adultos que precisam manipular o carinho das crianças para um, ou para outro lado. Isto não ajuda em nada o desenvolvimento saudável da afetividade das crianças, pelo contrário, incita que elas sejam egoístas, que sejam ciumentas. Mais do que isto, que sejam inseguras! Somente as pessoas inseguras têm ciúmes dos outros. Porque, no fundo, sabem que não são carinhosas o suficiente para ter alguém por perto, somente pelo prazer de estar junto. Isto não é amor, pelo contrário, é sentimento de posse.


Quando amamos alguém, de fato, queremos sempre o melhor para esta pessoa. E se ela recebe carinho de outro, devemos ficar felizes porque são pessoas saudáveis e gostosas de ficar junto. Posse é egoísmo, um sentimento destrutivo porque por posse e ciúmes os adultos se matam uns aos outros. Crianças precisam de amor e de afeto de todas as pessoas para se tornarem adolescentes preenchidos com verdadeira autoestima, e adultos psicologicamente saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário