quinta-feira, 3 de abril de 2014

Educação Infantil: lugar da comunidade ou do poder público?

Fico me perguntando por que as instituições de educação, de um modo geral, não são destinadas à comunidade e, muitas vezes, não passam de programas políticos para campanhas de publicidade eleitoreira. Isto me revolta porque a educação não pode ser manobra do poder público.

Vejo alguns municípios que empreendem na educação infantil e que depois de quatro anos, quando muda o prefeito, tudo muda e o que o outro fez ─ ou começou a fazer ─ acaba virando pó para ter um outro recomeço... tudo outra vez, às vezes coisas tão distintas e diferentes do que estava vigorando, ou seja, mudam-se as Secretarias de Educação e tudo recomeça com um novo jeito!


Enquanto fizermos isto no Brasil, com a nossa educação infantil, não teremos avanços efetivos, mas sim começos e recomeços, sempre! E então, como ficam as crianças, os pais e a comunidade em geral?   As instituições de ensino infantil devem ser espaços para e da comunidade. É um local que deve atender às crianças, aos pais e à comunidade em geral. Deve ser aberto aos finais de semana para que todos possam usufruir do parquinho, por exemplo, da quadra de esportes, dos bancos e espaços coletivos à sombra das árvores, enfim, é claro que com muita conversa e diálogo, por ser um local que precisa estar em boas condições sempre para atender aos alunos durante o período letivo. Assim, é bom observar que quando  uma  comunidade se apropria de um determinado local para o seu lazer ou para o simples encontro para conversar em comunidade,  ela cuida, zela, mantém! Mas quando as pessoas se sentem banidas, excluídas, é mais fácil elas depredarem porque é como se isso não lhes pertencesse. É tão simples de entender! Tudo o que me pertence faz com que eu cuide! É esse o sentimento que as pessoas devem ter por algo público, já que é de todos.

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