sexta-feira, 4 de abril de 2014

Criança precisa sentir prazer no que está fazendo

Assim como nós, adultos, temos que gostar do que fazemos para nos sentirmos realizados, as crianças também precisam aprender a ter este comportamento. Para isto, elas precisam de incentivo do adulto e de elogios a o que estão fazendo, sem críticas e sem repreensões, ou mesmo sem ficar dizendo todo o tempo para elas que o que estão fazendo está errado, inadequado, ruim! Vejo em algumas instituições de ensino professores dizendo às crianças que elas não estão pintando certo, ou não estão desenhando direito! Mas, então, eu lhes pergunto: o que é pintar certo ou errado com 4 ou 5 anos de idade?

De tanto minhas professoras, lá no passado, falarem que eu não sabia desenhar, hoje eu sei que mal consigo fazer alguns rabiscos, e quando preciso desenhar de forma ilustrativa uma criança, faço uma bolinha representando a cabeça, pauzinhos para o corpo, pernas e braços... e isto acaba sendo o meu desenho de criança. E olha que eu tenho hoje 46 anos de idade! Para os especialistas que adoram decifrar os desenhos das crianças, muitas vezes dizendo e interpretando coisas absurdas como, por exemplo, em que fase esta criança está com um desenho dessa forma, com essa idade...?  Bem, eu responderia com aquilo que eu costumo dizer em minhas palestras: nós podemos construir ou destruir a aprendizagem de um ser humano.


Malditas aquelas professoras que destruíram os meus sonhos de desenhista quando eu estava na infância! Agora, já era! Muitos professores têm estas atitudes errôneas de cobrança ou de imposição, acreditando que estão fazendo o certo, mas não estão! Isto pode acabar com o prazer de alguém de desenhar, de se expressar por meio dessa linguagem e depois... fazer o quê? Talvez eu pudesse chegar a ser, sei lá, “uma Picasso”, mas acabei não sendo. Quantas habilidades são podadas nas crianças fazendo com que, quando adultas, fiquem marcadas para sempre! Enfim, elogios e incentivos positivos são o melhor a se fazer, e isso não custa nada! Se não lhe elogiaram quando criança, não repita isto agora que você tomou consciência e viu o estrago que ficou! Seja diferente do que foram com você! Seja humano acima de tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário