segunda-feira, 28 de abril de 2014

Crianças têm direito de viverem experiências prazerosas

Bem, preciso que entendam direito o que quero falar neste texto. A vida adulta não é somente de momentos prazerosos, ou seja, existem mais frustrações do que prazer no dia a dia. Sei que as crianças precisam ter vivências que sejam de qualidade porque estão formando o seu “eu”. Mas nem sempre tudo é prazeroso! Isto é uma visão romântica de ser criança e de infância.

Vamos lá: quando as crianças perdem em um jogo ou em uma brincadeira, sentem prazer? Claro que não! Então, por que achar que o mundo infantil tem que ser de sonhos, de ilusões e de fantasias prazerosas sempre?

Vejam bem, pais! Educar e ensinar sobre o prazer e o desprazer faz parte da vida real. Parem de fantasiar o tempo todo achando que criança precisa somente sentir prazer, e que não pode lidar com a frustração! Conversem em todos os momentos e expliquem diante das situações vividas, para que elas possam ser verdadeiras com os seus sentimentos e emoções. Se sentirem raiva, deixem que expressem a sua raiva! Se sentirem felicidade, também deixem fluir! Isto é ser verdadeiro, isto é ser real, isto é viver! Alegrias e tristezas, prazer e desprazer fazem parte de nossa vida como um todo: são sentimentos que nos acompanham quando somos crianças, adolescentes, adultos e também em nossa velhice! Temos que aprender a viver e conquistar cada dia como se fosse um único momento disponível! Nós não saberemos se estaremos vivos daqui a 5 minutos! Então, o melhor a fazer é ser ─ e ensinar a ser ─ verdadeiro com os sentimentos, seja em cada segundo, minuto, hora, dia, semana, mês... ano após ano! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário