segunda-feira, 7 de abril de 2014

Crianças com diferentes idades juntas: vantagens e desvantagens

Uma professora de educação infantil me perguntou: “Quais são as vantagens e desvantagens se as crianças estiverem com idades diferenciadas na mesma sala de aula/espaço de referência?

Vamos às respostas... Em casa os filhos também possuem diferentes idades e ocupam o mesmo espaço: o lar. Não há nada de errado nas misturas das idades, porém, alguns cuidados deverão existir. Por exemplo: as atividades e/ou situações significativas não podem ser as mesmas, porque os interesses são outros. Tem mais um problema: os mais velhos jamais podem fazer alguma atividade e/ou situação significativa pelas crianças menores porque isso acarretaria em podar as menores de suas experiências e vivências. Por outro lado, os mais velhos também não poderiam fazer dos pequenos seus serviçais, acarretando uma relação também absurda e castradora. Respeitado estes cuidados, a vivência poderá ser muito saudável, tendo em vista que os mais velhos acabam sendo, na maior parte das vezes, exemplos para os pequenos.


Existe um filme francês, cujo título foi traduzido para o português como “Ter e Ser”  e que exemplifica bem este fato.  É a história de um professor que tem crianças de várias idades em sua sala de aula, convivendo no mesmo espaço e compartilhando, praticamente, das mesmas experiências; no entanto, o professor acaba sabendo diversificar cada uma das atividades dadas, de acordo com as idades e com a possibilidade de realização de cada uma das crianças. Se puderem assistir, assistam! É um filme que traz diversos exemplos de aprender a se adaptar diante desse contexto. É  bastante interessante, vale a pena ver!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário