Uma
professora de educação infantil me perguntou: “Quais são as vantagens e
desvantagens se as crianças estiverem com idades diferenciadas na mesma sala de
aula/espaço de referência?
Vamos
às respostas... Em casa os filhos também possuem diferentes idades e ocupam o
mesmo espaço: o lar. Não há nada de errado nas misturas das idades, porém,
alguns cuidados deverão existir. Por exemplo: as atividades e/ou situações
significativas não podem ser as mesmas, porque os interesses são outros. Tem
mais um problema: os mais velhos jamais podem fazer alguma atividade e/ou
situação significativa pelas crianças menores porque isso acarretaria em podar
as menores de suas experiências e vivências. Por outro lado, os mais velhos
também não poderiam fazer dos pequenos seus serviçais, acarretando uma relação
também absurda e castradora. Respeitado estes cuidados, a vivência poderá ser
muito saudável, tendo em vista que os mais velhos acabam sendo, na maior parte
das vezes, exemplos para os pequenos.
Existe
um filme francês, cujo título foi traduzido para o português como “Ter e
Ser” e que exemplifica bem este
fato. É a história de um professor que
tem crianças de várias idades em sua sala de aula, convivendo no mesmo espaço e
compartilhando, praticamente, das mesmas experiências; no entanto, o professor
acaba sabendo diversificar cada uma das atividades dadas, de acordo com as
idades e com a possibilidade de realização de cada uma das crianças. Se puderem
assistir, assistam! É um filme que traz diversos exemplos de aprender a se
adaptar diante desse contexto. É
bastante interessante, vale a pena ver!
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