quarta-feira, 16 de abril de 2014

Mundo da criança “aqui e agora”

As crianças não vivem fora da realidade. Para elas, o que existe é o momento atual porque ontem e amanhã estão distantes, não conseguem localizar! Elas são espontâneas e sabem viver. O único problema é que nós, adultos, não compreendemos isto e quando vamos crescendo perdemos esta espontaneidade de criança; isto poderá fazer com que tenhamos doenças psíquicas e/ou até mesmo físicas.

Elas brincam no aqui e no agora, brigam, ficam chateadas... mas depois passa...e  logo estão brincando novamente! Quer melhor saúde mental do que isto? Quando há a intervenção do adulto é que começam os problemas. Criança briga e brinca com criança ao mesmo tempo. Adultos brigam uns com os outros e são capazes de barbáries psicológicas e físicas. Quem está certo?


Por que, então, fazermos com que as crianças percam esta espontaneidade e vivam de maneira que os adultos achem certo? Vocês devem estar se perguntando e, alguns já devem estar respondendo: “Mas vivemos em sociedade e as crianças precisam aprender regras”. Sim! Vivemos em sociedade, numa sociedade cruel, maldosa, invejosa, competitiva, cheia de máscaras e mentiras, com verdadeiros doentes mentais espalhados e disfarçados de pessoas sadias e boas! É este o tipo de mundo que querem para seus filhos (as), ou querem que eles sejam pessoas construtivas, capazes de se relacionar de forma harmônica com os que estão à sua volta, capazes de serem vencedores e felizes com suas próprias conquistas, sem precisar puxar o tapete de ninguém? Pessoas que valorizem o seu eu e, consequentemente, o outro. Para isto, elas precisam ser e continuarem a ser espontâneas e verdadeiras, precisam continuar a viver no aqui e agora, porque quem vive do ontem pode estar depressivo e quem vive no amanhã poderá ser ansioso!  Ambos os extremos são perigosos e podem causar doenças. VIVAM O HOJE, O AQUI E O AGORA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário