quarta-feira, 2 de abril de 2014

Criança ativa: professores passivos

Dizemos tanto na área da educação infantil que as crianças são ativas, que precisam explorar, manipular, experimentar, e vivenciar situações de aprendizagens novas... mas será que nossos professores são ativos também?

Às vezes visito alguns estabelecimentos de educação infantil que fico impressionada, para não dizer indignada! Vejo salas de aula/espaço de referência tão sem vida, ou melhor, professores que mais parecem estarem se arrastando pela vida, esperando o dia de morrer.


O pior é que são exemplos para as crianças pequenas. Agora, eu lhes pergunto como serem exemplos de altivez para um ser de zero a cinco anos, se mal conseguem viver o dia a dia?  Se vivem doentes, reclamando de tudo, sendo grosseiros consigo mesmos e com os outros que os rodeiam... isto é exemplo para a criança ser ativa? Como querem que uma criança, de tão pouca idade,  que ainda está formando o discernimento do que seja viver, seja uma criança saudável? Muitas instituições que visito estão ─ isto sim ─ doentes, ou melhor, abrigando profissionais doentes! Vocês devem estar se perguntando, mas a vida não é fácil, não é mesmo? Mas as escolhas somos nós que fazemos. Podemos escolher sermos pessoas ativas, vibrantes, conquistadoras, ou pessoas chatas, de mal com a vida. Se escolhermos sermos ativos, tudo muda a nossa volta! Pessoas ou situações desanimadoras com as quais convivíamos, passarão a ir embora, a não se sentirem bem em nossa companhia, porque não aguentarão tanto otimismo e fortaleza!  Sejamos fortalezas para sermos ótimos exemplos de VIDA para as crianças que, um dia, também serão adultos como nós! Para sermos ativos precisamos conhecer a nós mesmos e à vida. Quem acha que acabou uma faculdade e que nunca mais precisará estudar está enganado, porque a sociedade muda, os comportamentos mudam e nós precisamos estar sempre atualizados e ATIVOS. Sempre VIVOS diante da VIDA!

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