quinta-feira, 17 de abril de 2014

“O comportamento infantil varia de acordo com o lugar e as pessoas?”

A resposta para esta pergunta é sim, as crianças podem ter alguns comportamentos nos lares e outros nas instituições de ensino. Já ouviram a frase: “lá em casa ele é um anjinho, e não sei por quê ele bate em todo mundo aqui na escola... não entendo”? É que, muitas vezes, em casa estas crianças são ameaçadas com agressões verbais e/ou físicas, e devido ao medo, não podem demonstrar determinados comportamentos  que, depois, podem ser revelados, sim, em outros lugares como nas instituições de ensino.

As crianças são inteligentes e como não possuem as preocupações do dia a dia, como ter de fazer comida,  pagar contas, ganhar dinheiro... elas percebem o comportamento de um ou de outro facilmente, sabendo como fazer para obter o que desejam, ou não; por conta disto, existe a variável de comportamento, a espontaneidade de ser em lugar onde sentem que podem expressar suas contrariedades, seus senões e em outro lugar onde isso não é tão possível!


Nós, adultos, também somos assim! Nosso modo de agir não é igual para com todas as pessoas e, nem poderíamos, porque não conseguiríamos sobreviver. A riqueza de nossa espécie é justamente sermos portadores do fator adaptação, ou seja, de sabermos como e com quem devemos, ou não, falar. Basta observar o outro para sabermos como agir! Às vezes também erramos, às vezes acertamos, mas vamos experimentando, afinal, somos seres humanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário