sexta-feira, 18 de abril de 2014

“Para onde vão as pessoas quando não as vemos mais? Poderão voltar?”

Uma criança estava conversando com sua mãe sobre a morte de sua avó, e a mãe ficou sem saber o que responder e resolveu me perguntar. Como isto deve acontecer com várias pessoas, resolvi escrever sobre o assunto.

Para responder às crianças, vocês devem contar a verdade dos fatos, por exemplo, na pergunta: “Para onde vão as pessoas que não vemos mais?” “ Elas são sepultadas em um lugar chamado cemitério ou até mesmo podem ser cremadas em lugares próprios chamados crematórios”. Falar de maneira natural e explicando tudo o que for de curiosidade da criança de forma real.  “As pessoas poderão voltar?” “ Não! Quando morremos não voltamos mais, são como as plantas, os animais, eles também morrem e não voltam mais a viver.”  Se elas perguntarem se vão morrer, digam que sim, que todos nós morreremos um dia, que isto é a vida.

Simples assim. Por que nós, adultos, complicamos tanto para explicar coisas tão reais e verdadeiras da própria vida? Por que fantasiamos dizendo, às vezes, absurdos para as crianças, deixando-as confusas e mais inseguras? Nascer, crescer, e morrer são fases da vida; todos nós passaremos por isto um dia. Ninguém ficará para sempre! Isto é irreal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário