quarta-feira, 9 de abril de 2014

Deixar errar é acertar

Muitas vezes os pais ─ por medo ou até mesmo por sentimentos de culpa ─ não deixam com que seus filhos errem, tentando amenizar os erros sempre. Isto não é ensinar a viver, de fato, por que quando somos adultos os erros também fazem parte do dia a dia.

Aprendemos com os erros e com os acertos, sendo que é preciso experimentar cada minuto da vida. Viver é uma constante transformação a cada momento; nenhum pôr do sol será mais igual ao que foi o de ontem, e nem será igual ao de amanhã.


Os erros fazem parte do aprendizado! Pais deixem seus filhos errarem, deixem que voem com suas próprias asas! Se eles errarem, saibam acolher, saibam consertar as suas asinhas e permitir que eles sigam em frente! Deixem que cada um possa viver a sua própria vida. Aceitem-nos como são sem querer viver a vida deles. Se você já errou, deixe-os livres também para errar. Isso é ensinar a ter escolhas e a assumir as consequências geradas por elas, pois, quando se erra, ou se acerta, acabamos colhendo os efeitos daquilo que fizemos!   Não projetem em seus filhos a sua vida porque o que vocês fizeram no passado, com certeza teria um significado diferente para os dias de hoje, porque o mundo está em eterno movimento, ou seja, o mundo muda e já mudou!  Podemos verificar que os valores são significativos e importantes, mas que as experiências são outras, novas, compatíveis com a realidade atual, com pessoas diferentes, momentos diferentes, ambientes diferentes... enfim, acaba sendo tudo  diferente daquilo que você viveu. Errando ou acertando vamos  (...) “viver e não ter a vergonha de ser feliz” (Gonzaguinha). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário