terça-feira, 27 de maio de 2014

A proposta pedagógica da educação infantil garante tempos e espaços para as crianças criarem?

Toda criação exige ─ por parte de quem o faz ─ liberdade de pensamento e, principalmente, de ação! É necessário, rasgar, pintar, moldar, modelar, fazer e refazer... sem que haja a preocupação de se  estar sujando a si mesmo ,ou ao ambiente.

Vejo que algumas instituições de educação infantil evitam que as crianças mexam em tintas, modelem com farinha de trigo, ou façam  uso de tantos outros materiais, porque podem sujar a roupa, sujar o chão! Algumas auxiliares de serviço ficam bravas com as professoras, ou até mesmo com as crianças, quando estas, sem querer, deixam cair tinta na mesa ou no chão. Fico triste com estas atitudes porque isso é podar a criação infantil, é inibir que a criatividade se expresse e se manifeste!  Se as auxiliares de limpeza têm como função de trabalho a limpeza das salas ─ em todos os sentidos ─  elas nem deveriam dar palpites nestas situações; no entanto,  não é isto o que acontece na maioria das vezes, principalmente no serviço público, porque pode-se trabalhar muito ou pouco que o resultado financeiro é sempre o mesmo. Assim, acaba se criando um lema ─ ainda que não expresso claramente ─ de que se pode trabalhar menos/pouco, porque vai se ganhar do mesmo jeito, já que se é do quadro efetivo de funcionários.


Muitos professores ficam sem ação diante de alguns fatos que acontecem, mas, por favor, não se deixem levar pelo comodismo destas pessoas. Pensem sempre que a instituição de educação infantil é um direito das crianças, e que estas precisam vivenciar experiências que as ajudem a se desenvolver em todas as linguagens. E a linguagem plástica e/ou artística é apenas mais uma delas. Não podemos permitir que esta aprendizagem seja podada das crianças por causa de sujeira, bagunça, meleca... pelo contrário: faça as atividades e depois, ensine as crianças  a limparem  assim que usarem o material e o espaço físico. Isto também faz parte dos objetivos da educação infantil: ensinar a usar e a guardar o que usou. Pensem nisto professores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário