quinta-feira, 1 de maio de 2014

Criança precisa se lambuzar, sujar, molhar, secar, correr, pular, brincar... enfim, viver!

Muitos pais não permitem que seus filhos (as) façam as atitudes que expressam o título deste texto. É uma pena, porque as crianças precisam experimentar e vivenciar estes comportamentos, até mesmo para poderem se desenvolver de maneira adequada. É tanto cuidado ─ ou, melhor dizendo ─ são tantos “nãos”: não podem fazer isto, ou aquilo;  não podem sujar a roupa; não podem se molhar, não podem... não podem...

Criança precisa andar na rua, pisar descalça na areia, na terra e na grama para sentir  as diferenças de texturas dessas superfícies. Precisa molhar a roupa de leite, de água, de suco, para saber que cada um desses líquidos tem uma cor que impregna sua roupa, para saber e perceber o que é molhar e o que é secar. Precisa se lambuzar de sorvete, de melancia, de chocolate e de bolo para saber o que é sujo, e o que é limpo! Precisa correr para saber a diferença entre a locomoção rápida e a lenta, entre o acelerar e o leve andar!


Criança precisa viver a vida em seu sentido verdadeiro, sem medo de estar fazendo algo errado! É preciso que fique mais claro aos adultos que roupas, sabão em pó e máquinas, fazem uma verdadeira dinâmica de limpeza, enquanto que o fato de uma criança não participar das coisas naturais da vida pode fazer uma grande diferença ─ às vezes para sempre! ─ em seu desenvolvimento integral e integrado da vida! Então, que tal amassar bananas, se lambuzar com elas para aprender o sabor do que seja esta fruta? Que tal sujar a roupa de leite para depois vê-la limpa, novamente, e sequinha? Que tal correr nas brincadeiras de pega-pega? Que tal pular corda e brincar com e pela vida? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário