segunda-feira, 5 de maio de 2014

Tô sem fome...

Muitas crianças, quando não experimentaram algum alimento ou ainda não sabem como é e que gosto eles têm, dizem a frase proferida acima. Pois bem, se não querem experimentar e nem comer o que acham e, supostamente, pensam que não gostam, não forcem; porém, não ofereçam nenhum outro tipo de alimento para substituir. Mantenham essa atitude, sendo fortes.

Não se deve achar que cedendo a chantagens se educa alguém; pelo contrário, sempre  que um adulto cede às chantagens infantis, essa atitude acaba por reforçar ainda mais àquele tipo de situação, até que um dia essas crianças poderão vir a pedir algo que vocês não tenham, ou não possam dar e,  neste sentido, o problema passará a ser um problema!


Quando digo para não ceder a chantagens não é para ser bravo, nem para xingar; simplesmente não dê tanta importância ao fato. Se eles ficarem com fome, mais tarde comerão! Mas sem bolachas, iogurtes, doces ou biscoitos para substituir uma refeição. Isto é muito comum acontecer: as crianças dizem que não estão com fome quando veem que terão que experimentar algo novo, ou mesmo quando acham que o alimento não é interessante, que poderia ter outro tipo de alimento naquele momento. Os pais, por sua vez, preocupados com a subnutrição, acabam cedendo às chantagens   permitindo que seus filhos comam outras coisas que não fazem parte da refeição principal. Eles acabam fazendo isso por culpa ou medo, cedem e dão alimentos não muito saudáveis no horário da refeição. Isto está errado! Crianças precisam comer de tudo porque precisam de vitaminas, sais minerais que não estão em vitaminas fabricadas, mas nas fontes naturais como verduras, frutas e legumes. Mas tem uma pegadinha aí: o grande problema é quando os pais exigem que as crianças comam, mas eles próprios não se alimentam direito!  Exemplo existe em tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário