quarta-feira, 7 de maio de 2014

Plantar afetividade: colher amorosidade

Sabe aquele ditado popular: “Quem planta, colhe!” Então, se quiser ter afetividade nos relacionamentos com seus filhos, terá que plantar. A colheita será farta e para toda a vida. Você terá, não um filho (a), mas um ser humano forte, amável, gentil, amigo com você e com os outros que o cercam. Vocês devem estar se perguntando: mas como fazer isto se eu não sou assim, não fui criado assim, pelo contrário, fui criado na base da pancadaria?

Simples, tudo o que fizeram de triste, de agressão com você, faça o contrário. Se bateram em você quando criança, agora converse com seu filho (a), mostre o certo e/ou errado. Dialogue. Explique quantas vezes forem necessárias, mas em tom calmo, sereno, seguro de si.


As crianças percebem quando estão sendo amadas, e reproduzem este comportamento naturalmente, pois sabem que podem errar porque também são seres humanos. Possuem confiança no adulto porque sabem que podem falar o que pensam, sentem e agem. Isto é colher amorosidade. O mundo precisa de pessoas assim, pois vivemos um momento histórico de muita agressão. É possível reverter isto começando dentro de nossos próprios lares. Além disso, dentro de nós mesmos, pois, viemos de uma geração da brutalidade, do aprender a partir de tapas e surras! Então, transformemos estes comportamentos dentro de nós e tudo a nossa volta também mudará para sempre. Sejamos pessoas mais felizes, equilibradas, tanto  com relação à saúde física como com a mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário