terça-feira, 13 de maio de 2014

Mexer em farinha, açúcar...

Mexer em farinha, açúcar... leite, ovos, fermento e margarina. Misturar tudo, fazer um bolo, cantar parabéns!

Nada mais gostoso do que deixar que as crianças participem da confecção de um bolo; elas precisam ver e sentir a textura dos alimentos e perceber a transformação dos ingredientes até formar a massa.

Deixe-as ajudar colocando as colheres de farinha, de açúcar, de fermento. Deixe-as quebrar os ovos... “ah! não isto não! Elas vão fazer bagunça, sujar tudo”. Se isto passar pela sua cabeça, me desculpe, você está perdendo uma grande oportunidade de educar. Porque nós, adultos, às vezes até mesmo sem querer, sujamos quando quebramos um ovo, então, por que as crianças não podem?  


Limpar tudo depois da misturança também faz parte da aprendizagem. Se sujar o chão e precisar passar pano, peçam ajuda para as crianças. O grande problema é que muitos adultos fechados dentro de caixinhas do seu próprio mundo esquecem que para aprender é necessário errar, sujar para depois acertar e limpar. Será tão prazeroso ver a reação das crianças quando estas experimentarem o bolo pronto que elas ajudaram a fazer, mexer e assar. É claro que ninguém vai deixar as crianças colocarem ou mexerem no forno, tudo tem limite! Mas depois de tudo pronto é hora de cantar parabéns! Se não for o aniversário de alguém, cantem parabéns pelo simples fato de respirarem, de enxergarem, de andarem, enfim, de estarem vivos. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário