quarta-feira, 28 de maio de 2014

Cartaz de rotina da educação infantil

Entrei para fazer uma visita em uma instituição de ensino, quando me deparo com um cartaz de rotina, de centopeia, posto bem no meio da parede, nas quais em cada bolinha da centopeia existiam pequenos cartões de cartolina branca escritos assim:

Oração;  chamada;  calendário;  roda de conversa;  higiene;  lanche;  higiene;  repouso/leitura;   saída.

Esta era a ordem. Fiquei pensando em como seriam as  quatro horas de trabalho diária com as crianças, todos os dias.... Fiquei pensando que com essa rotina pobre, a educação infantil passa a ser vivenciada mais como uma função assistencialista,  preocupada somente com os cuidados e não com o Educar, de fato! Onde estão as atividades e/ou situações significativas individuais, em duplas, em pequenos grupos, ou com a turma toda?


Era uma sala de crianças de cinco anos, e com aquele tipo de cartaz não se percebia sentido algum; era, “apenas”, um cartaz de rotina para as crianças. Outra observação importante: não havia figuras, mas somente as palavras escritas; então, vem a pergunta: Se as crianças de cinco anos não estão alfabetizadas, como poderão identificar a rotina neste cartaz? Se existissem figuras, por exemplo, de personagens escovando os dentes, ou até mesmo um tubo de pasta dental na hora da escovação dos dentes, talvez faria algum sentido para elas... Mas, Não! Tratava-se, apenas, de horários colados e fixos na centopeia, ou seja, rotina rígida, sem flexibilidade para ser construída. Olho para esse tipo de cartaz e fico pensando o que se passa na mente dos professores que não percebem estes detalhes tão importantes, ou melhor, reproduzem práticas sem significado algum? Embora a parede esteja bonita, toda colorida, o quê, de fato, está contribuindo para a aprendizagem das crianças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário