sexta-feira, 16 de maio de 2014

Prestar atenção aos detalhes, olhar para os pormenores, viver as minúcias, penetrar no mundo infantil...

Quando fazemos o que o título sugere, estamos praticando a observação “na” e “da” criança; estamos prestando atenção aos detalhes e verificando seu estado de ser em todos os sentidos; verificamos seus gestos, sua cor, seus movimentos, sua maneira de falar, de andar, de vestir, de comer, de calçar, enfim,  olhamos aos aspectos físicos, mas também aos aspectos psicológicos, verificando seu estado de humor, de preguiça, de euforia, ou mesmo de depressão.

Olhar os pormenores e enxergar na criança aquilo que ninguém presta atenção, é verificar seus gostos, seus pensamentos, sentimentos e ações na vida. Viver as minúcias como se aquilo pudesse acabar é viver intensamente com a criança, chorar, rir, brincar, pular, correr, andar, passear, assistir TV, fazer piquenique, ir à praia, ao parque, ao centro da cidade, ao bosque, ao jardim, à praça pública, à beira do rio, às cachoeiras.


Ufa! Cansaram? Então, isto é penetrar no mundo infantil e entendê-lo como criança, sem querer que esse ser seja um adulto em miniatura, pulando fases tão ricas da infância, e que passam tão depressa! Logo, logo os bebes viram crianças, e estas adolescentes e... num instante já são adultos! Depois que isto tudo acontece, é duro olhar para trás e perceber que podia ter sido melhor... que podia ter sido mais bem aproveitado cada momento de espontaneidade, cada instante... aí é tarde demais! Viva intensamente com as crianças! Isto só fará bem a você e àqueles que você tanto diz que ama! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário