segunda-feira, 19 de maio de 2014

Trabalho coletivo nas instituições de ensino infantil

Em uma instituição de ensino existem vários profissionais atuando ao mesmo tempo. Para haver coerência, dentro do trabalho educacional, TODOS, desde direção, coordenação, professores, auxiliares, merendeiras/cozinheiras, auxiliares de cozinha, de limpeza, enfim, todos devem entender o que vem a ser uma criança: como ela aprende? Como manifesta seus sentimentos, suas emoções? Como compreende o seu entorno e como se dá nos relacionamentos? 

Por que digo todos e não somente os coordenadores, professores e auxiliares? Porque há uma necessidade fundamental de que todos tenham a mesma conduta com os pequenos, pois, direta ou indiretamente todos vivem em um determinado período juntos, compartilhando de um mesmo espaço.

Não adianta a criança ser bem tratada por um e não ser por outro. Quando digo bem tratada estou dizendo com relação aos aspectos psicopedagógicos. Vou dar um exemplo: uma auxiliar de limpeza está limpando o banheiro, quando uma criança entra e suja o chão ainda úmido com seus pés cheios de areia ─ já que estava brincando lá fora, no tanque de areia, e sentiu necessidade de usar o vaso sanitário! Muitas vezes essa auxiliar, ao invés de conversar e explicar para a criança sobre o procedimento adequado para fazer uso do banheiro naquele momento, acaba brigando, falando alto, algumas vezes até xingando, considerando que essa forma é a maneira correta de educar e de mostrar à criança que ela não procedeu corretamente.


Então, como fica a situação de aprendizagem cognitiva e social para a criança, se ela é tratada por uns de uma forma e por outros de outra? Vejam que estamos falando de uma instituição educacional! Então, é preciso que fique bem claro que dentro de uma instituição de ensino todos devem ter o mesmo comportamento, sabendo que cada um é uma referência para a criança que está em formação. Para isto, as crianças precisam ser educadas de maneira coerente, ou seja, todos devem falar a mesma linguagem para que elas tenham um referencial equilibrado e adequado.

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