quinta-feira, 22 de maio de 2014

Respeitar os que querem dormir... mas, também, os que não querem dormir!

Fala-se tanto, hoje em dia, sobre os direitos das crianças e o quanto devemos respeitá-las, mas será que isto acontece, de fato, em nossas instituições de educação infantil? Quando vou visitar alguns lugares, vejo que muitas crianças não querem dormir, vejo outras que querem dormir mais do que o tempo estipulado pelas professoras, ou seja, onde está o respeito pelo ritmo biológico de cada criança?

Cada um de nós tem um relógio biológico que não funciona como os relógios máquinas que transitam e marcam o mesmo horário. Eu, por exemplo, não gosto de acordar cedo e adoro escrever à noite, e até mesmo de madrugada. Outros escritores têm outros ritmos. Por que, então, exigir das crianças nas creches que durmam e acordem todas nos mesmos horários?


Depois as crianças ficam irritadas e alguns professores ainda falam alto com elas ou até mesmo brigam. Isto está certo? Em minha opinião, algumas instituições de educação infantil cometem tantos absurdos... e ainda acabam colocando a culpa nas crianças! Já pensou, com 1, 2 3, 4 ou 5 anos de idade você ter que funcionar igual a uma máquina? Dorme tal hora, acorda tal hora, pára para descansar em determinado tempo... Judiação dos nossos pequenos! Nossa! Se o ritmo for esse, que adolescentes e adultos eles virão a ser?

Nenhum comentário:

Postar um comentário