Vejo
algumas situações acontecerem na educação infantil que precisam ser analisadas
com calma; uma delas são as aulas-passeio que os professores fazem com as
crianças. E é importante que fique claro que aulas-passeio não são somente
entretenimento ou para preencher o tempo das crianças e de vocês. Não!
Estas
saídas devem ser pensadas e organizadas segundo um propósito educacional, com
objetivos definidos. Vocês vão sair com as crianças para que elas aprendam o
quê? Como vão adquirir as aprendizagens? Qual é o sentido do passeio para
aquela determinada idade? Qual é o propósito desta saída? Enfim, vejam que é
uma atividade que precisa de organização e planejamento.
Sair
por sair não tem lógica. E querer fazer com que a educação infantil tenha um
caráter assistencialista, em vez de educativo, também não! Isso significaria
querer matar o tempo com as crianças até o horário de seus pais virem
buscá-las. Por isso, cabe sempre a pergunta: qual é o propósito educacional que
a atividade de levar as crianças para um determinado passeio terá?
Nenhum comentário:
Postar um comentário