segunda-feira, 26 de maio de 2014

Aulas-passeio precisam ser planejadas

Vejo algumas situações acontecerem na educação infantil que precisam ser analisadas com calma; uma delas são as aulas-passeio que os professores fazem com as crianças. E é importante que fique claro que aulas-passeio não são somente entretenimento ou para preencher o tempo das crianças e de vocês. Não!

Estas saídas devem ser pensadas e organizadas segundo um propósito educacional, com objetivos definidos. Vocês vão sair com as crianças para que elas aprendam o quê? Como vão adquirir as aprendizagens? Qual é o sentido do passeio para aquela determinada idade? Qual é o propósito desta saída? Enfim, vejam que é uma atividade que precisa de organização e planejamento.


Sair por sair não tem lógica. E querer fazer com que a educação infantil tenha um caráter assistencialista, em vez de educativo, também não! Isso significaria querer matar o tempo com as crianças até o horário de seus pais virem buscá-las. Por isso, cabe sempre a pergunta: qual é o propósito educacional que a atividade de levar as crianças para um determinado passeio terá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário