quinta-feira, 15 de maio de 2014

Instituições de ensino têm que ter asseio

Às vezes visito algumas instituições de ensino infantil que tenho até medo de entrar. Locais sem ventilação adequada, lugares apertados, paredes descascadas, pior! Sujeira, isto sim, sujeira espalhada por todos os lugares. Parques com gramas altas, brinquedos sujos, enfim, um lugar de pouca salubridade para que crianças tão pequenas estejam habitando este local por determinado tempo.

As instituições de educação infantil precisam ser higienizadas o tempo todo. Álcool precisa ser passado nos trocadores após a troca de um bebê para o outro. Mamadeiras e chupetas precisam ser desinfetadas e/ou fervidas. Todo cuidado é pouco para esta faixa de idade.


Não vou citar nomes aqui por questões óbvias, mas visitei uma creche outro dia em que o banheiro infantil, mais parecia depósito. Havia algumas madeiras em cima das portas e este local servia, ainda, de depósito de papel higiênico, material de limpeza, etc. Será que é este o melhor lugar para se colocar estes materiais? E se esta madeira por peso quebra e as coisas que estão em cima desabam nas crianças? Outra coisa: como exigir que as crianças guardem suas coisas em locais apropriados se isto não está adequado? As instituições deveriam ter pinturas novas e alegres, ter cor, asseio, limpeza, jardins, hortas, parques adequados, salas de dormir, de assistir TV e vídeos, de música, de teatro, cozinha e refeitórios limpos e higienizados, palcos de teatro, tanques de areia, paredes de azulejos, pista de bicicleta e motocicletas, quadras de cimento, tanques de areia, etc. Enfim, instituições de educação infantil precisam ter VIDA saudável em todos os sentidos, quer sejam nas instalações ou na saúde física e mental dos que  ali trabalham. Se a instituição educacional é assim, fico imaginando como deve ser a casa dos adultos que nela trabalham: sinal de limpeza ou de porquice? Criança precisa de saúde e, para isso, o referencial de organização e de limpeza é imprescindível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário