Esta
foi uma pergunta de uma professora de crianças com 4 anos de idade. A resposta
é: Não! Idade cronológica não quer dizer que todas tenham o mesmo nível de
desenvolvimento. Mas por que isto acontece? Fácil de entender: todas podem ter
nascido no mesmo dia, cronologicamente falando, mas possuem famílias diferentes,
vivências de mundo diferentes, então, como podem ter o mesmo nível de
desenvolvimento?
Temos
mania de querer que todas as crianças tenham o mesmo nível para que a prática
pedagógica, do cotidiano, seja facilitada. Com isso, uma professora pode pensar
assim: “Estabeleço uma única atividade e/ou situação significativa, e espero
que todos deem as mesmas respostas porque estão em um mesmo nível de
desenvolvimento”.
Quero
deixar claro, aqui, que isto é impossível! Se nem mesmo os gêmeos idênticos ─
biologicamente falando ─ possuem os mesmos níveis de desenvolvimento, quanto
mais crianças que nasceram de famílias tão diferentes! Portanto, pensar na
criança é promover diferentes atividades/situações significativas para que
ocorra aprendizagem, de fato, para todas. Uma determinada atividade/situação
significativa poderá atingir um, mas não todos. Qual é o papel do professor
nesta hora? Diversificar as atividades então propostas, para que todos tenham
as mesmas oportunidades de aprendizagem. Fácil? Sim, se entenderem que todos
precisam ter as mesmas oportunidades na vida e que estas começam na educação
infantil.
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