sexta-feira, 9 de maio de 2014

“Todas as crianças que possuem as mesmas idades cronológicas têm que estar no mesmo nível de desenvolvimento, não tem?”

Esta foi uma pergunta de uma professora de crianças com 4 anos de idade. A resposta é: Não! Idade cronológica não quer dizer que todas tenham o mesmo nível de desenvolvimento. Mas por que isto acontece? Fácil de entender: todas podem ter nascido no mesmo dia, cronologicamente falando, mas possuem famílias diferentes, vivências de mundo diferentes, então, como podem ter o mesmo nível de desenvolvimento?

Temos mania de querer que todas as crianças tenham o mesmo nível para que a prática pedagógica, do cotidiano, seja facilitada. Com isso, uma professora pode pensar assim: “Estabeleço uma única atividade e/ou situação significativa, e espero que todos deem as mesmas respostas porque estão em um mesmo nível de desenvolvimento”.


Quero deixar claro, aqui, que isto é impossível! Se nem mesmo os gêmeos idênticos ─ biologicamente falando ─ possuem os mesmos níveis de desenvolvimento, quanto mais crianças que nasceram de famílias tão diferentes! Portanto, pensar na criança é promover diferentes atividades/situações significativas para que ocorra aprendizagem, de fato, para todas. Uma determinada atividade/situação significativa poderá atingir um, mas não todos. Qual é o papel do professor nesta hora? Diversificar as atividades então propostas, para que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem. Fácil? Sim, se entenderem que todos precisam ter as mesmas oportunidades na vida e que estas começam na educação infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário