quinta-feira, 8 de maio de 2014

Ficha de matrícula: primeiro contato com os pais

A ficha de matrícula das crianças nas instituições de educação infantil não pode ser simplesmente um ritual burocrático, mas sim, o estabelecimento de um relacionamento com os pais. O diálogo, o olho no olho aqui é primordial para que se estabeleça a confiança um no outro.

Mais do que uma ficha, ela deve se ater a aspectos minuciosos de como é esta criança. Por exemplo, às vezes vejo nestas fichas uma pergunta assim: “a criança possui alergia:  ( ) sim ou  ( ) não?”  Fico preocupada com estas perguntas tão abrangentes por que os pais na hora da correria podem se esquecer de dar detalhes. Que tal as perguntas serem assim: ”A criança possui alergias a medicamentos? A criança possui alergia a algum tipo de alimento? A criança possui alergia a pomadas, perfumes, sabonetes, talcos, lenços umedecidos?”


Quanto mais perguntas específicas, melhor, mesmo que o questionário fique imenso. Melhor pecar por excesso do que por falta.  No entanto, além de dar informações sobre a criança, os pais precisam entender que este contato é para que eles também possam visitar as dependências físicas e instalações onde seu filho (a) vai permanecer por algumas horas diárias. Neste momento, não deve existir dificuldades de comunicação entre ambas as partes ─ família e instituição de ensino! Não é um momento de rivalidade para ver quem cuida melhor da criança. É um momento de atenção individualizado, para que se estabeleça um relacionamento verdadeiro, de confiança. Muitas vezes alguns “pais de primeira viagem” sentem-se inseguros em como educar seus filhos (as) e acabam tendo medo destas perguntas todas porque estas poderiam colocar em cheque seu papel de pai/mãe diante de uma sociedade. Tranquilidade e acolhimento é o melhor a se fazer neste momento tão especial. Este é o primeiro contato, lembrem-se professores!  Um relacionamento personalizado não se dá do dia para a noite! Não é de curto prazo que estabelecemos confiança uns nos outros, então, paciência! Cative para ser cativado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário