sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Existe hoje uma crise da moral?

Algumas pessoas pensam que sim, mas na verdade não há uma crise de valores. O que aconteceu é que existe uma mudança de comportamento em nossa sociedade, mas não uma ausência de valores. Os valores existem e não podemos compará-los com os dos anos da década de 1970, por que estamos em outro momento histórico, outro momento social e econômico do mundo global.

Hoje temos tecnologias e conseguimos saber em tempo real o que acontece no mundo inteiro; algumas pessoas dizem que “hoje se mata a torto e direito”, mas é que hoje sabemos dos casos pela TV, internet. Há alguns anos atrás, as pessoas também morriam assassinadas, mas não sabíamos o que acontecia por que não era veiculado. Além do mais, havia menos gente no mundo. Hoje em dia, com o aumento populacional, seja nos grandes centros, seja na zona rural, casos em que há vítimas e mortes são amplamente divulgados pela mídia.


Penso que o que estamos vivendo é uma substituição de valores: o que antes era considerado um valor, hoje não é mais, e outros estão surgindo; mas isto não significa que eles não existam, ao contrário!  O que vejo muito são valores como beleza, futilidade, sedução, riqueza, popularidade, etc., serem mais valorizados do que a justiça, a honestidade, a generosidade, a hospitalidade. Inversão de valores, temos uma mídia que insiste em propagar este tipo de conduta o tempo todo, seja em novelas, propagandas, filmes... Então, como não se deixar influenciar? Esta é a principal questão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário