Vejo em algumas salas de aula/referência na educação infantil, cartazes com regras a serem cumpridas e que foram combinadas entre aquele grupo, como se fosse um lembrete do que pode e o que não pode ser feito. Muitas vezes, quando questiono as crianças, elas nem sabem ao certo porque fizeram aquele cartaz e, muito menos, o que significa cada regra com consciência. Surge, então, um questionamento: Para que a professora faz aquilo? Será que ela também não tem consciência do que faz?
Bem, mas vamos as dicas de como fazer esses combinados com lógica com as crianças. Primeiro estas regras devem atender a uma necessidade do grupo e não da professora. Segundo, tem de ter uma lógica sobre a regra em específico, por exemplo, não pode falar alto, porque senão, atrapalha a concentração dos colegas.
Outra questão, colocar regras somente por colocar em um cartaz, não significa que as crianças vão lembrar sempre delas. O cartaz serve para lembrar o que foi acordado, mas não é o suficiente para que se instale o comportamento na criança. O comportamento somente se instaura, se houver tomada de consciência e isto se faz com muito diálogo e repetidas vezes, até se tornar um hábito.
Quando as regras são construídas pelo grupo e entendidas, o comportamento se instaura e surgem novas necessidades. Neste sentido, novas regras deverão ser discutidas, e não adianta combinar 10 regras de uma só vez e querer que os alunos as internalizem rapidamente, isto não acontece. As regras construídas e a tomada de consciência também acontecem de forma gradual, e o tempo que cada criança leva para internalizá-la varia de uma para outra, e isto é normal.
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