Muito se fala, hoje, sobre o termo sustentabilidade. O homem está tomando consciência que não pode viver de forma desregrada, com relação às questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais, porque está colocando em risco a sua sobrevivência.
E o que este conceito tem a ver com a educação infantil?
Em minha visão de educadora e pesquisadora, o conceito de sustentabilidade precisa ser incorporado ao dia a dia de todos, e deve começar na educação infantil, pois as crianças desde pequenas, se ensinadas a cuidar do seu próprio corpo, do seu ambiente escolar e familiar, naturalmente vão adquirindo hábitos de cuidados com o próprio habitat como um todo.
Ninguém cuida de algo exterior, se não cuidar primeiro de si, das suas próprias coisas e do mundo que o cerca. Mas para que isto aconteça, faz-se necessário ensinar às crianças. Sustentabilidade é justamente pensar o que é desenvolvido no presente, garantindo o futuro das próximas gerações.
Sustentabilidade deveria ser pensada e repensada desde a educação infantil, não adianta, sob o meu ponto de vista, ações governamentais imediatistas, quando o problema já estiver instalado. O que é necessário, é investir em educação, começando pelos zero anos.
Nossos políticos, por meio dos poderes econômicos precisam se atentar a este fato, senão corremos o risco de não conseguirmos, ao longo dos anos, sustentar nossa economia.
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