sexta-feira, 4 de maio de 2012

Professores ajudem os pais a descobrirem o talento de seus filhos (as)...

Os professores, por ficar um bom tempo com as crianças, vão desenvolvendo uma percepção do que a criança mais gosta de estudar. Quando é um único professor que trabalha com a criança, as disciplinas do Ensino Fundamental como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia, fica mais fácil para ele identificar, pois no cotidiano, por meio de observações, é possível saber quais as disciplinas que as crianças desempenham melhor suas funções e competências. Esta observação é importante para que os professores possam ajudar aos pais a perceberem os talentos que seus filhos(as) possuem.

Algumas crianças gostam de matemática e não de língua portuguesa e vice-versa. Ir identificando estas competências é importante para auxiliar na busca do ideal de profissão, mais tarde na vida adulta.

Como auxiliar os pais nesta jornada? Nas reuniões de pais vocês podem ir apontando os gostos e preferências de cada criança, mostrando a eles as competências de seus filhos(as). Mas sem causar constrangimentos. Auxilie-os dizendo que ninguém sabe tudo e que cada um de nós tem um talento a ser desenvolvido e que precisa ser detectado. Não é porque um aluno tira 10 em matemática que todos têm de tirar. Se a criança não vai bem em matemática, mas adora língua portuguesa e tira 10 nesta disciplina, é só direcionar o talento desta criança para a profissão que exigirá esta ou aquela disciplina.

Às vezes, os pais cobram e por não terem conhecimento suficiente, exigem que os filhos(as) sigam por profissões que não estão de acordo com o talento de cada um. Aí a pessoa se frustra quando adulta e pode vir a ter uma série de problemas que poderiam ter sido evitados, se seguissem aquilo que cada um tem de melhor e que pode começar a ser revelado já na educação infantil e ensino fundamental. Professores prestem atenção e ajudem os pais nesta tarefa, algumas vezes árdua!


Nenhum comentário:

Postar um comentário