Quando estão na educação infantil, as crianças aprendem de forma lúdica e muitas delas adoram a escola. Porém, quando chegam ao ensino fundamental, que precisam ficar sentadas o tempo todo, em carteiras, muitas vezes enfileiradas, ouvindo uma professora e precisando ficar de boca fechada, a escola deixa de ser prazerosa e passa a ser apenas uma obrigação.
O que fazer para que a escola passe a ser mais prazerosa? A resposta é bem simples! Mudar o método de ensinar, como por exemplo, utilizar tecnologias nas aulas, para que elas fiquem mais interessantes. Usar procedimentos de ensino utilizando a metodologia de desafios. Sair a campo em busca de experimentações verdadeiras. Mostrar ao aluno a importância de estudar, mas que este seja significativo, que os alunos(as) entendam e saibam aplicar o que estão aprendendo.
Hoje com o uso do computador e da Internet podemos obter informações e transformá-la em conhecimentos, se assim desejarmos. Muitos acreditam que a tecnologia é um concorrente direto com a educação institucional. Porém, acho que a palavra não é concorrência, mas uma ferramenta que pode ser colocada em sala de aula e torná-la mais atrativa. Claro que isso precisa ser muito bem conversado, porque senão, a aula vira bate papo nas “redes sociais”.
A escola é um lugar chato para os alunos, porque seu mundo virtual é muito mais interessante, atrativo, atualizado e rápido. Vivemos na era da rapidez, precisamos saber sobre os fatos, acontecimentos, obtermos conhecimentos com precisão, e isto o mundo virtual nos dá. Mas cuidado, não estou aqui dizendo que o computador irá substituir o professor, não é isso! Só estou dizendo que este deverá adentrar a sala de aula como uma ferramenta de ensino, assim como foram os slides, o xerox, os filmes etc. O computador e a Internet também devem fazer parte do mundo das crianças na escola, como um ambiente de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário