Currículo no dicionário da web (http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx?pal=curr%C3%ADcu) significa "descrição do conjunto de conteúdos ou matéria de um curso escolar ou universitário". A grande polêmica que gira em torno do currículo da educação infantil diz respeito justamente aos conteúdos. O que ensinar para crianças pequenas? Alfabetizar ou não na pré-escola?
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (MEC/SEF, 2010) os eixos norteadores da Proposta Pedagógica para a educação infantil são as interações e as brincadeiras. Por meio destes elementos deve-se garantir resultados que "possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, além do convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos" (p. 25). O mesmo documento deixa claro que: "Na antecipação para o Ensino Fundamental à proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental" (p. 30).
Analisando este documento percebo que existem contradições. Se trabalhamos com os diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos, isto é um conteúdo do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa e está relacionado à alfabetização, prevista na Educação Fundamental e não na Educação Infantil. São justamente estas contradições que nos levam às polêmicas em torno do assunto. Mas o que me preocupa são as crianças. Se existe a vontade de aprender e o estímulo desde pequena por parte da família, não é uma diretriz que pode determinar se a criança deve ser alfabetizada ou não na pré-escola, mas sim, a necessidade e o interesse dos pequenos.
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