quarta-feira, 16 de maio de 2012

Relações entre crianças e crianças

As relações que as crianças estabelecem entre si desde pequenas são coisas muito bonitas e importantes para seu desenvolvimento integral e integrado. Se observarmos as crianças brincando com seus pares percebemos que elas consideram os amigos como se fossem irmãos, então repartem brinquedos, lanches. Só quando são maiores conseguem perceber a diferença. Aposto como vocês estão pensando que nem sempre é assim, que elas brigam para dividir brinquedos.
Calma, vou explicar a diferença de quando a criança briga por algo ou quando conquista algo. Quando ela briga por não querer emprestar um certo brinquedo, é porque gostou muito de ganhar aquilo e não quer repartir com ninguém. Mas ela empresta os outros sem problema. Ela está praticando a conquista daquilo que realmente gosta. Quando adulto será um investidor bem sucedido, porque praticou a conquista na infância. Estamos errados, nós adultos, ao separarmos as crianças neste momento ou até mesmo ao pedirmos para que elas emprestem de que mais gostam. Pelo contrário, se deixarmos que as crianças pratiquem esta conquista estaremos ensinando-as a serem competitivas sim, mas de forma saudável. Dizer que na vida adulta elas não precisarão ser competitivas é pura mentira, não vivemos num mundo igualitário, este é o sistema capitalista da qual fazemos parte.
Por favor, não se intrometa nestas "brigas" de conquista, deixe que elas se resolvam, crianças são assim, brigam com os amigos, mas daí a pouco estão de bem. Crianças são espontâneas, os adultos é que acham que precisam se intrometer em tudo para resolver os conflitos delas. Deixe-as praticarem a conquista de algo que gostam muito. Só cuidem para que não se machuquem, só isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário