sábado, 12 de maio de 2012

Diferença entre ser mãe e ser maternal...

No segundo domingo do mês de maio comemora-se no Brasil o Dia das Mães, portanto, neste dia, as famílias devem estar comemorando esta data nos seus lares. Mas, voltando ao título em questão - Por quê que existe diferença entre ser mãe e ser maternal?

Ser mãe, no meu conceito, é colocar um filho no mundo, gerar, parir, e usar este filho, ou filha, como motivo de chantagens emocionais para com os outros. A mulher que é apenas mãe não sente prazer em ter aquele filho.

Ser maternal é a postura daquela mulher que sente prazer em ter aquele ser gerado, não se importando com nada ao seu redor. Ela ensina, educa e protege. Ela traz em si características de vários profissionais em uma pessoa só: é sexóloga, psicóloga, pediatra, médica, enfermeira, professora e nutricionista. Independente do relacionamento sentimental que ela possa ter com seu esposo esta mulher pensa, sente e age em relação à criança. Por exemplo, se a criança chora a noite inteira, ela não fica nervosa e agressiva por passar a noite inteira acordada, pelo contrário, ela se preocupa, procura dar aconchego, tenta entender aquele choro, para amenizar a situação de desconforto do filho.

Portanto, ser mãe não é suficiente para fazer uma criança e, posteriormente, um adulto feliz. Sendo maternal, entretanto, a mulher permite que criança cresça de uma maneira saudável, sabendo se relacionar com os outros, de maneira afetuosa e carinhosa. Não possui, assim, medos ou inseguranças afetivas, pois vivenciou e experimentou o carinho de um adulto quando criança.

Neste sentido, toda a minha admiração pelas mulheres que hoje comemoram não o dia das mães, mas o dia da mulher maternal. Parabéns! Seja muito feliz hoje e sempre, e obrigada por educar e ensinar as crianças desta forma, que é do mais puro sentimento, chamado amor incondicional...

Nenhum comentário:

Postar um comentário