quinta-feira, 10 de maio de 2012

Trabalho em grupos na escola: proposta de desafios

Vamos refletir sobre uma metodologia importante em sala de aula, o trabalho em grupos. Até que ponto ele é realmente significativo para todos que participam ou serve para que se divida tarefas e o aprendizado fique segmentado, como também, acontece de um aluno fazer e levar o outro nas costas.

Não sou contra esta metodologia, somente acho que precisa ser pensada e repensada, dizemos muito que a aprendizagem acontece na relação com o outro, que os grupos favorecem esta interação, que quem sabe mais pode auxiliar no aprendizado dos que estão com dificuldade, mas precisamos rever estes conceitos.

Primeiro grupos em que um faz pelo outro em nada ajuda no aprendizado. Segundo, colocar alguém que sabe muito perto de alguém que sabe pouco é extremamente prejudicial, porque quem sabe muito não tem paciência para ensinar quem sabe pouco e, muitas vezes, acaba fazendo para o outro, para terminar logo e juntos poderem fazer bagunça em sala de aula, gerando indisciplina.

Mas então, como fazer trabalhos em grupo? Simples! Existe a metodologia de desafios que consiste que as tarefas sejam divididas dentro do grupo e cada participante fica responsável por fazer uma parte, que quando se juntam formam o todo do trabalho. Isto sim é inteligente, e desperta uma série de fatores positivos na aprendizagem em grupo, são eles: responsabilidade; comprometimento consigo mesmo e com o outro; elaboração de raciocínio lógico, porque as partes compõem o todo; cooperação; e sentimento de pertencimento a um grupo.

Uma atividade com esta metodologia precisa ser muito bem elaborada e pensada pelo professor, não consiste simplesmente em dar o trabalho em grupo e dividir tarefas, não é isso. Esta metodologia exige uma preparação da atividade, para que cada participante sozinho faça sua tarefa, mas para que todos cheguem ao objetivo final, precisam juntar as partes, isto é muito parecido com os jogos eletrônicos, em que as crianças precisam passar de fase para alcançar seu objetivo final do jogo, e para isso ela precisa vencer os desafios. Esta metodologia funciona com o trabalho em grupo, de forma que todos participem ativamente do processo para ir à busca de uma produção coletiva. Isso não é nossa vida em sociedade, cada um de nós vive dentro de um microcosmo que faz parte de um coletivo macrocosmo. Ensinar esta metodologia é ensinar a viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário