terça-feira, 29 de maio de 2012

Série Talentos II: Linguagem Plástica

Continuando nossa série sobre talentos, hoje irei falar sobre a linguagem plástica na educação dos pequenos. A arte é uma expressão humana, que também manifesta o que a humanidade tem de mais especial: seus sentimentos e emoções. O objetivo de trabalhar a linguagem plástica não está direcionado a produzir obras de arte em si, mas fazer com que cada criança aprenda a deixar suas marcas impressas no papel ou até mesmo em esculturas feitas com argila ou massa de modelar.

Quando as crianças estão desenhando ou modelando estão desenvolvendo a identidade e a autonomia de cada uma.  Não inibam suas criações, pois este é um momento rico de aprendizagem, de criatividade e de imaginação, que necessita ser experimentado e vivenciado pelos pequenos para que eles possam exercitar sua mente e seu afeto naquilo que está produzindo. Portanto, realizar a pintura de desenhos espontâneos ou até mesmo daqueles prontos com diversos materiais - guache, pincel, pintura a dedo, lápis, giz de cera, canetinhas, tinta plástica, cola colorida - é contribuir para o desenvolvimento da expressão da linguagem plástica.  Deixar com que as crianças desenhem em superfícies planas, lisas e rugosas - lixas de material de construção - também é importante para que elas possam perceber e estimular o cérebro, uma vez que o tato está sendo estimulado (ver o texto postado anteriormente: Como a criança aprende?).

Pais e professores, não fiquem preocupados com a sujeira que isto possa provocar,  principalmente se estamos mexendo com tintas e modelagens. Mais do que fazer sujeira (e muitos não fazem estas atividades por conta disto), vocês estão propiciando vivências únicas e isto fará toda a diferença na formação deste ser integral e integrado.  Sujeira se limpa, mas experiências não, ou se tem ou não...

Se as crianças pintarem paredes, sofás, ou qualquer outro local que não é o correto, em vez de brigar, xingar, deixar de castigo, explique, converse, ensine. Ninguém nasceu sabendo onde pode ou não pintar.  Objetos materiais podem ser trocados e/ou comprados, mas, a formação de uma criança pode ser comprada ou precisa ser desenvolvida? Educar ensinando é o melhor caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário