Algumas crianças chegam à escola com vontade, disposição, rindo e querendo brincar logo com seus coleguinhas; outras chegam chorando e querendo ficar mais um tempo com quem as levou, com certo estranhamento do local. Isto não acontece somente no período de adaptação, mas durante todo o ano.
O momento de chegada das crianças no período em que estão matriculadas precisa ser pensado por pais e professores em conjunto. Este deve ser um tempo de acolhimento, de inserção, de pertencimento, de estreitamento das relações.
Os pais chegam com o que têm de mais precioso e, assim, entregam seus filhos para alguém que irá ficar com eles por um certo período de tempo daquele dia. Para alguns isto é normal e sem problemas, mas para outros pode parecer um sofrimento deixar as crianças com um estranho, somente porque são obrigados a trabalhar. Alguns pais também precisam repensar o seu comportamento nessa hora. Quando eles deixam as crianças e conversam com elas sem medos e receios, passa segurança, elas entram na escola com confiança e se adaptam todos os dias normalmente. Por outro lado, quando os pais fazem drama junto às crianças elas não se sentem seguras e podem demorar muito ou até mesmo não se adaptarem.
Pais e professores têm que repensar situações diferentes em que todos possam passar um certo tempo juntos, isso é importante para a segurança e confiança das crianças. Nesse sentido, este período do dia também precisa estar inserido no planejamento. Receber as crianças com música, teatro, brincadeiras diferenciadas, são algumas dicas que podem ajudar. Até mesmo os pais que possuem algum tempo podem e devem participar deste momento com os professores e as crianças. Isto é a pedagogia da humanização, da construção do respeito e de identidades. Se nós adultos estranhamos ambientes e pessoas diferentes, com as crianças também não é diferente; portanto, não devemos exigir dos pequenos comportamentos que nem nós conseguimos realizar. Pensem nisto...
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