segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prometeu? Cumpra!

Quem já não ouviu o ditado popular “promessa é divida”, pois bem, vamos as reflexões.

Quando se promete algo para uma criança pequena, você tem de cumprir, para que as crianças entendam que o que foi dito por meio das palavras foi cumprido em ações. Principalmente, porque ela está em formação e precisa de verdades, tanto na fala quanto na ação. Se ela perceber que o que você fala e o que faz está diferente, ela pode perder o respeito e passar a desacreditar daquele adulto. 

Portanto, pensem muito bem quando prometerem algo a uma criança. Se for material, veja se poderá cumprir, se o seu orçamento permite. Não prometa nada que não esteja dentro da sua realidade, se não quiser perder o descrédito com eles.

Criança é muito perspicaz e percebe quando o adulto mente. Prometer algo e não cumprir é mentir. Uma promessa não cumprida é uma mentira. Pais e professores, é isto que querem ensinar para seus filhos e/ou alunos, a mentira?

Prestem atenção no seu comportamento diário para que não causem estas impressões. Professores, no seu planejamento diário, vejam se o que está sendo pensado é realmente passível de ser realizado, não prometa coisas do tipo: se vocês ficarem quietos, eu prometo levá-los no parque por mais tempo amanhã. No outro dia chove e o que prometeu não poderá ser cumprido. Além de vocês estarem ensinando chantagens, estão também, ensinando mentiras.

Então, quando acontecer como dito no exemplo anterior, o discurso para com as crianças deve ser assim: Eu prometi ir ao parque e quem estragou tudo foi o mau tempo. Porém, deve-se ter muito cuidado, para não colocarem a culpa de algo que estão fazendo de errado em outra situação. Pensem muito antes de prometerem algo para as crianças e só o façam se puderem cumprir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário