sexta-feira, 18 de maio de 2012

Por que você quer ser professor?

Mesmo com a profissão precisando ser resgatada e valorizada, em todos os sentidos, muitas pessoas ainda procuram integrar o magistério.

Fazendo uma pesquisa junto a alguns alunos verifiquei respostas interessantes, que compartilho com vocês neste momento.  Os depoimentos (sobre o porquê de querer ser professor) estão sintetizados nas seguintes afirmações: é uma missão, um dom divino, porque gosta de criança e por influência de alguém.

Vamos analisar estas respostas separadamente. Primeiro, encarar a profissão como uma missão está diretamente relacionado à questão religiosa.  É acreditar que sua escolha foi determinada por um dom divino, que indicou esta pessoa, para esta determinada profissão, por que ela é capaz e que possui qualidades como paciência, dedicação e doação junto aos alunos para o desenvolvimento das aprendizagens.

Gostar de criança, ter prazer em trabalhar com crianças. Muitas pessoas escolhem esta profissão por este motivo ao atribuir um significado à sua profissão carregado de afetos, de sentimentos variados que os mobilizam.  Isto traz como pano de fundo um engajamento emocional.

Influência de outras pessoas (da própria família e/ou de professores).  Às vezes, quando crianças, tiveram em sua vida exemplos de professores e quando adultos(as),  sem mesmo perceber, copiaram este comportamento, escolhendo a profissão por  este motivo latente. Aqui também existe a escolha por uma questão afetiva.

Não verifiquei nas respostas dadas, a escolha desta profissão (ser professor) com a intenção do que seja educar de fato outro ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário