Mesmo com a profissão precisando ser resgatada e valorizada, em todos os sentidos, muitas pessoas ainda procuram integrar o magistério.
Fazendo uma pesquisa junto a alguns alunos verifiquei respostas interessantes, que compartilho com vocês neste momento. Os depoimentos (sobre o porquê de querer ser professor) estão sintetizados nas seguintes afirmações: é uma missão, um dom divino, porque gosta de criança e por influência de alguém.
Vamos analisar estas respostas separadamente. Primeiro, encarar a profissão como uma missão está diretamente relacionado à questão religiosa. É acreditar que sua escolha foi determinada por um dom divino, que indicou esta pessoa, para esta determinada profissão, por que ela é capaz e que possui qualidades como paciência, dedicação e doação junto aos alunos para o desenvolvimento das aprendizagens.
Gostar de criança, ter prazer em trabalhar com crianças. Muitas pessoas escolhem esta profissão por este motivo ao atribuir um significado à sua profissão carregado de afetos, de sentimentos variados que os mobilizam. Isto traz como pano de fundo um engajamento emocional.
Influência de outras pessoas (da própria família e/ou de professores). Às vezes, quando crianças, tiveram em sua vida exemplos de professores e quando adultos(as), sem mesmo perceber, copiaram este comportamento, escolhendo a profissão por este motivo latente. Aqui também existe a escolha por uma questão afetiva.
Não verifiquei nas respostas dadas, a escolha desta profissão (ser professor) com a intenção do que seja educar de fato outro ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário