quinta-feira, 24 de maio de 2012

Criança pequena fala mentira ou fantasia?

Algumas pessoas me questionam isso, então resolvi escrever sobre o assunto. Sem generalizar, a criança mente por vários motivos, dependendo da faixa etária, da sua situação emocional e de seus pais.  Cada caso é um caso e necessita ser observado como um todo, ou seja, é preciso observar a criança e as pessoas que estão a sua volta. Fazendo uma análise superficial corre-se o risco de julgar as situações erroneamente.

Mas, na maioria das vezes, a criança mente porque fantasia uma situação que deseja muito,  que ela queria que fosse verdadeira. Assim sendo ela conta aos pais e aos professores uma situação maravilhosa que ela fez (que não é verdadeira); ela “peca” por fantasiar e não por maldade. A criança interpreta as cenas e /ou episódios de maneira um pouco diferente do adulto.  Como ela não sabe se expressar direito fala da maneira como interpretou. Mas isto não é mentira, é pura imaginação. Ela também faz isso, às vezes, para chamar a atenção de um adulto quando está carente, para que os pais e os professores possam perceber que algo está acontecendo na vida dela.  Também para expressar um sentimento que está tendo de fato, quer seja com um adulto ou com outra criança, por isso, então, ela fantasia.

A mentira da criança é bem diferente da mentira do adulto. O adulto mente para manipular, para tirar vantagem de alguém, para se exibir para alguém, por maldade mesmo. Ele quer algo e não consegue, então manipula uma situação para conseguir vencer. Mente de maneira escancarada e depois é capaz de voltar a falar com aquela pessoa como se nada tivesse acontecido, porque quer poder, status e reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário