terça-feira, 22 de maio de 2012

Série Talentos: Linguagens Oral e Escrita

Muito se fala na educação infantil de que o trabalho deve ser desenvolvido por meio das linguagens, então resolvi fazer uma série sobre o assunto. Todas as terças feiras irei postar um texto que reflete sobre cada tipo de linguagem: oral e escrita, musical, plástica, corporal, dramática, etc.

Hoje vamos falar em especifico sobre a linguagem oral e escrita. As Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (MEC/SEF, 2009) propõem experiências que “possibilitem às crianças experiências narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais e orais”.

Experiências narrativas nada mais são do que as histórias que contamos para as crianças.  Já escrevi aqui no blog um texto sobre o cuidado que precisamos ter com as histórias infantis, também já escrevi sobre quando e como contar histórias. Quem não pode ler busque estes textos postados anteriormente.
Diferentes suportes e gêneros textuais: O que significa isso? Quem é professor deve saber, mas, para os pais, que tipo de textos são estes? Os diferentes exemplos de textos são: bilhete, carta, bula de remédio, receitas de gastronomia, letras de músicas, poesias, textos extra- verbais (pintura em tela), parlendas.  Estes tipos de textos devem ser apresentados para as crianças, mas não somente lidos.  É importante mostrar a elas a função social que exercem. E como fazemos isto? Quando elas ainda não sabem escrever os adultos passam a ser os escribas. Então deixem bilhetes para alguém da família, leia uma bula de remédio na frente delas e explique qual é a utilidade deste tipo de texto.  Quando forem fazer uma receita de bolo, por exemplo, leiam para elas, deixem manusear os ingredientes. Nesse sentido elas vão percebendo os diferentes tipos de textos e qual é sua função no mundo letrado. Propiciar situações de aprendizagem oral e escrita é estimular o desenvolvimento destes tipos de linguagem, e mais do que isto, é promover situações para os futuros escritores.

Na próxima terça falarei sobre a Linguagem Plástica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário