domingo, 6 de maio de 2012

Rotina na educação infantil

No cotidiano da educação infantil, várias ações acontecem em tempos e espaços diferentes. Por exemplo, as crianças precisam dormir, se alimentar, brincar, enfim, uma série de situações que acontecem que precisam do nosso olhar atento.

Entender como ato educativo somente aquele tempo em que a criança está realizando alguma atividade ou situação significativa, está incorreto. Todo o tempo e espaço nas instituições infantis devem ser considerados como educativos. Quando as professoras estão trocando as fraldas das crianças pequenas, dependendo é claro, de sua atitude neste horário, isto pode ser considerado educativo ou não. Por mais que a criança possa ser pequena e ainda não possuir fala, o respeito e o cuidado, neste momento tão especial, devem ser levados em consideração. Uma vez assisti a um vídeo de uma professora espanhola que fiquei maravilhada e compartilho com vocês esta experiência.  Ela trocava os bebês falando com eles o tempo todo o que ela iria fazer, ela dizia: Eu vou tirar sua roupa, porque você precisa ser trocado, pois fez xixi ou coco. E cada gesto que ela fazia, ela conversava com a criança olhando para ela. Explicando cada ação, por mais que a criança não soubesse falar, ela parecia entender tudo o que a professora dizia e, mais ainda, a troca era feita de maneira calma, sem atropelos ou correria. Diferente é claro, como vejo em alguns lugares aqui no Brasil. Este horário, muitas vezes, parece mais uma troca em série: próximo...! Isto não é educar e cuidar, isto sim é entender a educação infantil como um espaço de depósito de crianças.

A rotina tem de ser estabelecida, até mesmo, para dar segurança às crianças pequenas, e esta rotina deve ser pensada, no desenvolvimento integral e integrado, no bem-estar físico, mental e psicológico das crianças, pois elas não são coisas, são pessoas em formação, que necessitam de carinho, afeto e respeito como seres humanos.

Considerar apenas educativo aquele momento onde as atividades e/ou situações significativas são propostas é um erro. Todo momento e todo espaço dentro de uma instituição de ensino deve ser educativo, pensado e repensado para atender as necessidades e características daquelas crianças, daquela cultura.

Nem sempre o ideal para um grupo de crianças é para outro e vice-versa, cada grupo tem suas especificidades e peculiaridades próprias. Portanto, caros professores, uma situação significativa ou atividade realizada em um ano pode não ser para outro, especialmente porque as turmas são diferentes, e o que vejo muito são repetições de ações durante vários e vários anos sem sentido algum, sem reflexão e sem comprometimento com a educação daquelas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário