domingo, 20 de maio de 2012

A importância de ser trabalhado o nome das crianças pequenas na Educação Infantil

Faltou aqui neste exemplo
a foto da criança asociado ao seu  nome.
Trabalhar o nome da criança é um dos aspectos importantes a ser pensado na Educação Infantil. Vejo que algumas creches e pré-escolas utilizam uma maneira correta de se fazer isso, utilizando para tanto uma foto, seguido da escrita do seu nome em letra de forma e colocado em todos os lugares que precisam ser identificados. Exemplo: no lugar de guardar a lancheira e/ou mochilas, onde guardam suas toalhas individuais, etc.

Mas também já vi algumas situações equivocadas, no meu entendimento, para demarcar os objetos das crianças. Por exemplo: cada criança escolhe um símbolo para ela, como um sol, uma flor, uma casinha, enfim, qualquer símbolo. Geralmente as professoras selecionam previamente estes símbolos e cabem às crianças somente escolherem qual lhes confere. Esse símbolo, então, muitas vezes, é associado ao nome da criança. Neste caso específico vejo dois problemas sérios que precisam de alerta: primeiro, quando a quantidade de símbolos corresponde exatamente à quantidade de crianças, a última a escolher não possui opção, apenas ficará com o que sobrou. Segundo problema, o nome da criança vir associado a um símbolo, pois quando esta criança estiver sendo alfabetizada poderão surgir algumas dificuldades. Por exemplo, se o símbolo dela é o sol e embaixo do sol tem seu nome, e não há correspondência entre o símbolo e o nome, pois são totalmente diferentes. Como a criança fará essa associação, se o nome dela não é sol, flor, casa, pois o nome dela é Maria, João, Isadora, Pedro, etc. Assim, ela pode ir percebendo a relação existente entre o nome em si com os objetos, isto poderá facilitar a sua alfabetização, porque ela perceberá que tudo que fala pode ser escrito e tem relação com o concreto.

Ah! Lembrei-me de um fato importante! Professores demarquem seus objetos também com seus nomes e fotos, porque vocês também fazem parte deste grupo. Um grande erro que vejo é que muitos professores esquecem que também pertencem aquele grupo. As fotos e nomes das crianças estão espalhados pela sala de aula (de referência), mas a do professor nunca está. A regra vale para todos afinal, grupo tem a noção de que todos os envolvidos devam fazer parte de determinada situação. Ser, estar, pertencer, estas noções somente serão adquiridas quando as crianças se defrontarem consigo mesmas e com os outros. Quando, nas instituições de ensino infantil, elas se deparam com seus nomes, suas fotos e com as fotos e nomes de outras crianças, elas vão adquirindo a noção de pertencimento a um grupo, com isso, as relações entre elas e entre elas e os adultos vão se formando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário