terça-feira, 1 de março de 2016

Atividade interdisciplinar: frações e estações do ano

Vi esta atividade sendo desenvolvida em um blog para professores, pois havia fotos com os alunos fazendo a atividade. Num primeiro momento, as quatro estações estavam inteiras em um circulo de EVA; depois, estes círculos se tornavam um quarto, meio, dois quartos, três quartos. A professora relatava que usava as estações para que aprendessem frações. Preciso comentar sobre os desenhos das quatro estações: Primavera cheia de flores da mesma espécie (rosas); verão era representado por crianças brincando na areia, parecia que estavam na praia, mas o mar não estava desenhado; outono as folhas estavam indo embora com o vento e havia algumas maçãs no solo; inverno, havia neve. Quanta bobagem!

Vi algumas fotos onde as crianças pintavam estes desenhos, colavam em seus cadernos, brincavam com os círculos separadamente e, na postagem, uma legenda: “crianças felizes aprendendo interdisciplinarmente”.

Vamos aos fatos e análises: existem tantos outros materiais mais significativos para explicar frações como, por exemplo, cortar uma laranja ao meio, em quatro partes. Dividir o chocolate em quadradinhos e ir explicando cada parte que cada um comeu. Existem círculos de frações que podemos comprar ou fazer com sobras de madeiras. Usar as quatro estações num país que é tão grande e que não possui as estações tão definidas... e ainda mais, como representá-las por aquelas figuras? Penso que isso não seja tão próprio para se ensinar frações e nem as estações do ano. Vamos pensar um pouquinho: Temos frutas o ano todo no Brasil; é certo que algumas só dão em determinadas épocas, mas se pensarmos no conjunto das frutas, aqui no Brasil nós as temos o ano todo!  Com relação às flores é a mesma coisa: temos rosas o ano todo. Pior ainda: tirando algumas cidades dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul que nevam por um ou dois dias no mais rigoroso inverno, as crianças de as outras cidades e estados nem sabem o que isto significa de verdade. Ver pela televisão não é a mesma coisa que sentir na pele, no rosto, nas mãos e no corpo, o que seja nevar!


Professores, por favor, pensem antes de ir produzindo materiais para as crianças. Reflitam sobre o que querem ensinar, de fato! Não reproduzam o que fizeram com vocês quando eram crianças; eu mesma, na minha infância, tive que pintar as quatro estações do ano e mesmo na época isso não fazia o menor sentido para mim... imaginem hoje!  Depois as crianças tiram sarro de seus conhecimentos e perdem o respeito por vocês, pela escola, pelo ato do ensinar... e não sabemos por quê. Talvez um dos motivos seja uma aprendizagem sem significado algum, desconectada da realidade em que vivem... Ter uma atitude de preparar uma aula assim, qual seria o objetivo? Satisfazer o ego do professor, ou preencher tempo? Fica a reflexão para vocês.

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