Vi esta atividade sendo desenvolvida
em um blog para professores, pois havia fotos com os alunos fazendo a
atividade. Num primeiro momento, as quatro estações estavam inteiras em um
circulo de EVA; depois, estes círculos se tornavam um quarto, meio, dois
quartos, três quartos. A professora relatava que usava as estações para que
aprendessem frações. Preciso comentar sobre os desenhos das quatro estações:
Primavera cheia de flores da mesma espécie (rosas); verão era representado por
crianças brincando na areia, parecia que estavam na praia, mas o mar não estava
desenhado; outono as folhas estavam indo embora com o vento e havia algumas maçãs
no solo; inverno, havia neve. Quanta bobagem!
Vi algumas fotos onde as crianças
pintavam estes desenhos, colavam em seus cadernos, brincavam com os círculos
separadamente e, na postagem, uma legenda: “crianças felizes aprendendo
interdisciplinarmente”.
Vamos aos fatos e análises:
existem tantos outros materiais mais significativos para explicar frações como,
por exemplo, cortar uma laranja ao meio, em quatro partes. Dividir o chocolate
em quadradinhos e ir explicando cada parte que cada um comeu. Existem círculos
de frações que podemos comprar ou fazer com sobras de madeiras. Usar as quatro
estações num país que é tão grande e que não possui as estações tão definidas...
e ainda mais, como representá-las por aquelas figuras? Penso que isso não seja
tão próprio para se ensinar frações e nem as estações do ano. Vamos pensar um
pouquinho: Temos frutas o ano todo no Brasil; é certo que algumas só dão em
determinadas épocas, mas se pensarmos no conjunto das frutas, aqui no Brasil
nós as temos o ano todo! Com relação às
flores é a mesma coisa: temos rosas o ano todo. Pior ainda: tirando algumas
cidades dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul que nevam por um
ou dois dias no mais rigoroso inverno, as crianças de as outras cidades e
estados nem sabem o que isto significa de verdade. Ver pela televisão não é a
mesma coisa que sentir na pele, no rosto, nas mãos e no corpo, o que seja
nevar!
Professores, por favor, pensem
antes de ir produzindo materiais para as crianças. Reflitam sobre o que querem
ensinar, de fato! Não reproduzam o que fizeram com vocês quando eram crianças;
eu mesma, na minha infância, tive que pintar as quatro estações do ano e mesmo
na época isso não fazia o menor sentido para mim... imaginem hoje! Depois as crianças tiram sarro de seus
conhecimentos e perdem o respeito por vocês, pela escola, pelo ato do
ensinar... e não sabemos por quê. Talvez um dos motivos seja uma aprendizagem
sem significado algum, desconectada da realidade em que vivem... Ter uma
atitude de preparar uma aula assim, qual seria o objetivo? Satisfazer o ego do
professor, ou preencher tempo? Fica a reflexão para vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário