segunda-feira, 14 de março de 2016

Pequenas experiências na vida de uma criança: Valorizem-na!

Todos nós, adultos, gostamos de sermos valorizados por alguém de nossa estima quando realizamos algo, principalmente se esse algo demandou energia, tempo e esforço para a sua realização! A valorização dá um sentido de que “sou importante para você” e isso demonstra dedicação, paciência, respeito e disponibilidade.

A valorização para com a criança de zero a sete anos é importante para sua formação pessoal, para a autoestima infantil, o que implicará de maneira bastante significativa e positiva para a sua vida futura. Porém, até mesmo o elogio precisa saber ser dado! Temos que saber valorizar para não causarmos dependência acostumando a criança a só fazer algo por conta dos elogios! Por exemplo: dizer “gostei da história que você criou; é original e cheia de aventuras!”, significa que estamos reforçando a tarefa feita, a ação realizada. Assim, os comentários devem estar sempre relacionados com a tarefa feita, descrevendo os pontos positivos abordados e informando o que é preciso melhorar.


Palavras como “Ótimo!” “Parabéns!” “Muito bom!” “Regular” ou “Péssimo!”, em nada agregam, pois são soltas, sem conduzir a criança a uma reflexão. Quando falamos o que está correto, valorizando esta característica e no que poderia melhorar, conseguimos extrair da criança uma conclusão positiva e realista sobre si mesma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário